SINDICALISMO E RELAÇÕES TRABALHISTAS

 

Esse livro não é uma "obra prima" mas poderia ter sido. Todas as edições escritas apressadamente permitiram aqueles "errinhos de humilham", como já se disse.
Um  equívoco nessa  edição foi incluir um capítulo do "direito constitucional do trabalho" que do conteúdo teórico do sindicalismo, das negociações coletivas e das estratégias de composição.
A primeira edição teve origem num trabalho de treinamento e "cultura" sindical para uma multinacional. Esse trabalho foi organizado para parecer um livro.
E como chegou à LTr?   
Em 1974 escrevi um artigo no Jornal "O Estado de São Paulo" sobre alteração de dispositivo da CLT e contestei a versão da Editora LTr em sua edição sobre a interpretação que dera ao dispositivo. Ela respondeu de modo muito cordial.
O artigo é este em cópia ruim, de 07.10.1974, porque antigo e extenso:

Então, lá me apresentei, surgindo daí um contato produtivo. Comecei a escrever artigos no Suplemento Trabalhista e memo na Revista LTr. Nesta, um artigo sobre o sindicalismo, muito contido, truncado, com receio da "repressão" por causa daqueles dias cinzentos de AI-5. Ao que parece, o proprietário da editora, o saudoso Armando Casimiro Costa, "foi com a minha cara".
No final de 1985 apresentei o projeto da primeira edição do livro, aprovada e lançada em 1986 que ficou muito bem feita. 













Tempos depois, ele  me convidou para participar como palestrante num daqueles Congressos de Direito do Trabalho importantes prestigiados pela comunidade mais representativa desse ramo.
Todo esse material se perdeu!

Hoje, a bem da verdade, o sindicalismo não empolga mais, nem as negociações coletivas que nas décadas de 80 e parte da década de 90 eram oferecidos cursos de estratégias de negociações com a participação mesmo de sindicalistas atuantes.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

JOANA D'ART

VERSOS PARA NINGUÉM

BIOGRAFIA DE UMA VIDA COMUM