TEMPOS E LEMBRANÇAS - CRÔNICAS
TEMPOS & LEMBRANÇAS [Crônicas] - INFORMAÇÕES TÉCNICAS E FICHA
CATALOGRÁFICA
MILTON MARTINS – Piracicaba (Estado de São Paulo)
1ª Edição
1. Crônicas
2. Memórias
Todos os direitos reservados
Capa e layout: Sidney Caser
FICHA CATALOGRÁFICA
M386t Martins, Milton, 1944
(Tempos & Lembranças / Milton Martins – 2020. Piracicaba (SP)
129 páginas
ISBN 9798665800691
1. Literatura Brasileira. 2. Memória. 3. Crônicas. 1 Título – CDD 869.94
Índice para catálogo sistemático:
1. Literatura brasileira: Crônicas 869.94
CRÔNICAS QUE COMPÕEM O LIVRO
ASSIM FALA A MINHA ORAÇÃO
BEIJO ETERNO
MEUS TEMPOS DE BULLYING
ENCONTROS E DESENCONTROS
AMARGURAS
VEGETARIANO ENRUSTIDO
COMO OUSAS
TERRORES E TREMORES
FEIJOADA VEGETARIANA
PENSAMENTO FORTE
MEUS 40 ANOS
DIAS AMARGOS
REGRESSÃO
OUTROS CARNAVAIS
ALUCINAÇÕES, SONHOS
FRAGMENTOS MATERNOS
A ESTAÇÃO E SUA LUZ
TRADIÇÕES, MEMÓRIAS
NUM DOMINGO CHUVOSO
O SENTIDO DA VIDA” / BILA E O CÃO RAIVOSO
NÃO CONFUNDA O AMOR”
O LIVRO, AS MOSQUINHAS VERDES E O LUAR
ESTE MUNDO CONTURBADO / ETÉREOS
“O SERMÃO DA MONTANHA”
PAIXÃO MAL RESOLVIDA
UM TIPO NOTÁVEL
CONCEITO DE FELICIDADE
DIA DE TERNURAS
TEMPO DO ONÇA
MEUS TEMPOS DA CALÇA CURTA
RELIGIOSOS HIPÓCRITAS
(I) REFLEXÕES
BICHOS:
A VACA E O BEZERRO SEDENTOS
O BEIJA-FLOR ENCLAUSURADO
CAMARAÕES
PÁSSAROS / BEM-TE-VI/ TRISTEZA
A CORUJA PERNETA
ABELHAS
O LEITÃOZINHO DE NATAL
O QUATI
APRESENTAÇÃO NO FACEBOOK
CONTRA-CAPA
Esta coletânea de crônicas, algumas redigidas há mais de 20 anos, foi pensada durante o período de isolamento pelas ameaças do coronavírus.O céu estava azul naqueles dias amenos de outono, maio de 2020, mas havia uma nuvem negra pairando só percebida por quem entendia o momento grave. A vida de milhares de pessoas, de modo aleatório era submetida a risco mortal pela doença insidiosa. E não havia como explicar sua expansão, o desregramento de seus ataques e, sobretudo, sua gravidade.
Mas, o que dá para compreender é que de há muito o planeta vem sendo agredido nos recursos fundamentais de sua sobrevivência pela ocorrência sistemática da devastação florestal, o desrespeito drástico à vida animal, pela poluição desenfreada e pela sujeira material e ética.
Neste momento há quem diga que as coisas não serão mais iguais como eram nestes tempos de desregramentos morais como nunca vistos, quando vencida a doença.
Mas, será uma grande vantagem para o planeta e para a civilização naquele seu conceito maior ainda não alcançado se florescer a consciência de preservação ambiental porque no seu mistério dão-se os milagres da criação. Dessa consciência obtida, tudo o mais decorre.
DIÁRIO DO GRANDE ABC de 12.12.2020
JORNAL DE PIRACICABA
“Abordo interioridade, contato com pessoas, sobre bullying, temas intimistas, um movimento grevista no ABC em que participei e o conceito de felicidade”, conta o autor. O primeiro, de 2015, o romance “Joana d’Art” teve como tema um crime sexual e suas consequências penais, a “vida” num prisão feminina, a vida na favela e ali, um sentido de solidariedade, mesmo em condições adversas.
Como aponta Martins, os textos das crônicas são leves. “Em muitas crônicas há forte apelo ecológico, não só sobre a ‘alma vivente’ dos bichos como diz, mas, sobre a devastação ambiental desastrosa que se avoluma”.
A motivação de escrever este livro, aponta Martins, é inerente à sua pessoa. “Sou aficionado pelo livro impresso que por um tempo passa a ser espécie de ‘companheiro de viagem’. De alguns, lamentei ter chegado às paginas finais. Classifico-me como um leitor persistente”.
Martins também é autor de cerca de 100 artigos e crônicas no Jornal de Piracicaba, muitos deles digitalizados por ele mesmo e guardados com carinho.
“Depois de tantos anos na advocacia, vivendo os êxitos e as dificuldades da profissão, as intempestividades do Judiciário, penso que o escritor tem uma visão mais abrangente do mundo. E eu estou tentando essa mudança pelos livros”, ressalta o advogado e escritor Martins.
►A edição de "Tempos e Lembranças - Crônicas" é da Amazon. Na plataforma, com um pouco de esforço, o livro poderá ser encontrada "em papel" e também no formato 'e-book'.
Comentários
Postar um comentário